INICIATIVA POLO PESQUEIRO INOVADOR

Registro FURG: EXT - 

Duração: Jan/2019- atual

Resumo:  O estado do Rio Grande do Sul possui densa malha hidrográfica, constituída por rios piscosos, além de um sistema lagunar importante que conta com as lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, compondo uma área estuarina e extensa costa oceânica banhada por correntes frias que oferecem grande variedade de pescado. Por consequência, a Lagoa dos Patos e a região estuarina é uma área costeira muito importante economicamente, pois municípios da região sul do RS, acabaram desenvolvendo a atividade pesqueira como uma dos principais motores da economia local e estadual. O Polo Pesqueiro Inovador é uma iniciativa de inovação e extensão tecnológica vinculada a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em conjunto com o Polo de Modernização Tecnológica do Litoral Sul - Setor pesqueiro ( ou Polo Pesqueiro). Sendo assim este projeto visa atividades múltiplas: projetos, cursos, formação de pessoas, consultorias, divulgação científica, eventos, interação com a comunidade, compartilhamento de resultados e recursos provenientes da iniciativas de pesquisa que tenham como tema o setor da pesca e recursos costeiros, visando o estreitamento de relações da Universidade com a comunidade, a transferência de tecnologia, e o fomento de ações que promovam o desenvolvimento social e econômico da região.

  

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE PRODUTOS OBTIDOS A PARTIR DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA PESQUEIRA NA REGIÃO SUL - RS

Convênio: DCIT 77/2016

Duração: Jan/2017- Dez/2018

Resumo:  A degradação ambiental e a falta de modernização da indústria da pesca foram fatores que contribuíram para a queda do número de empreendimentos e da produção de pescado no RS. A qualidade do pescado e a inovação para a maximização do aproveitamento do recurso natural são as necessidades da indústria da pesca e da pesca artesanal de Rio Grande e região. Desta forma, o desenvolvimento e validação de produtos de interesse industrial e comercial obtidos a partir de resíduos da indústria pesqueira é uma alternativa econômica e sustentável ao setor e busca agregar valor a resíduos, que costumeiramente são descartados.

 

FORTALECIMENTO DA ATIVIDADE PESQUEIRA NA REGIÃO SUL

Convênio: DCIT 70/2015

Duração: Jan/ 2016- Dez/2018

Resumo:  O projeto têm como objetivo principal fortalecer a economia da pesca da região sul através da prestação de serviço de análise de qualidade do pescado, caracterização do efluente, orientação para o tratamento do mesmo, avaliação da eficiência do tratamento e desenvolver e/ou aperfeiçoar metodologias para utilização dos resíduos da indústria de pescado e da pesca artesanal para a produção de gelatina e óleo de alto valor agregado a partir destes resíduos, visando diminuir danos ambientais causados por tratamentos inadequados desses resíduos e agregando valor aos mesmos. Este projeto está vinculado ao Polo de Modernização Tecnológica do Litoral Sul - Setor Pesqueiro e será executado em 3 anos. Durante este período, A FURG trabalhará em colaboração com os pescadores artesanais e industriais do Sul do RS. Os pescadores artesanais se organizam por meio das colônias de pescadores e de associações e cooperativas, tendo por vezes a assessoria da EMATER e da FURG, para melhor apresentar os atores envolvidos se apresenta as organizações por pelos seguintes municípios: Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, São Lourenço do Sul, Arroio Grande, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar. De outra parte a pesca industrial se organiza por meio dos Sindicato Dos Armadores da Pesca do Estado do Rio Grande do Sul e do Sindicato da Industria da Pesca, de Doces e de Conservas Alimentícias do Rio Grande do Sul. Cabe destacar que de um total de 10.000 pescadores. Assim, a partir da filosofia sobre sustentabilidade, que combina eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica vinculada a gestão ambiental, buscam-se o aperfeiçoamento de processos e a realização de pesquisas na área de fontes renováveis para aumentar a renda da comunidade pesqueira.