Resumidamente, a iniciativa Polo Pesqueiro Inovador possui três eixos principais de operação através de ações de Extensão Tecnológica:
1. Suporte a Atividade Pesqueira
Neste eixo, os pesquisadores e colaboradores da iniciativa disponibilizam a estrutura científica do polo pesqueiro a serviço das cooperativas, comunidade e indústria da Pesca. Análises de efluentes, águas, pescados, resíduos são realizadas dentro da FURG, e os laudos necessários para licenças municipais e estaduais são fornecidos. As ações também são realizadas através de monitoramento e mapeamento ambiental, pois garantir a preservação do ambiente, é garantir a preservação da atividade pesqueira e da qualidade do pescado.
2. Qualificação da Comunidade Pesqueira
Neste eixo, a equipe atua principalmente na transferência de tecnologia e conhecimento da Universidade para a comunidade. Cursos, fóruns, consultorias e estágios são as ferramentas que a iniciativa utiliza para qualificar as pessoas envolvidas com a pesca. A Equipe busca em parceria com lideranças locais a implementação de boas práticas de produção de pescado, novas práticas de gerenciamento de resíduo e produção, além é claro da difusão de inovação em recursos pesqueiros. As pesquisas acadêmicas realizadas na FURG que buscam soluções para aumento de renda e reaproveitamento máximo dos recursos naturais de forma sustentável, são levadas as comunidades, cooperativas e indústrias interessadas.
3. Inovação nos Recursos Costeiros e Oceânicos
Como parte da missão da FURG, a equipe da iniciativa está em constante pesquisa e busca pela inovação em recursos costeiros e oceânicos. Deste modo, a estrutura de laboratórios de apoio do Polo Pesqueiro está em constante aperfeiçoamento de processos, metodologias e produtos, de forma a inovar constantemente com responsabilidade social e responsabilidade ambiental. A equipe de pesquisadores e colaboradores está sempre disponível a buscar soluções conjuntas para problemas em comum, e deste modo assume a responsabilidade social de disponibilizar a ciência a serviço da comunidade.